segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O ciclo de vida do pernilongo (Culex)

dyeimismachacaz

O pernilongo é um gênero de mosquito descrito por Linnaeus em 1758, que apresenta a maior variedade de espécies entre os culicídeos, abrangendo uma grande variedade de nichos, dos criadouros naturais, como bromélias, ou artificiais, como pneus e vasos de plantas. Por ter despertado o interesse médico mais recentemente, é um gênero muito pouco estudado e assim, organizado no sentido sistemático, taxonômico e filogenético. É muito comum encontrar espécies de Culex em cidades, sendo vetor de algumas doenças, entre elas a filariose. É vetor de vírus de encefalite como o do Nilo ocidental. Pode transmitir também a elefantíase, sendo vetor de um nematelminto.

O ciclo do seu desenvolvimento compreende-se em duas semanas e implica uma metamorfose completa (o que significa que durante vários estágios de seu desenvolvimento, as mudanças também ocorrem no campo da sua morfologia e não somente no tamanho). Os ovos podem ser colocados individualmente ou em grupos, de acordo com a espécie. 

dyeimismachacaz

O mosquito do gênero Culex estabelece centenas de ovos ligados entre si para formar uma jangada que flutua na superfície da água parada em um lugar como uma lagoa, piscina, vala, pneus descartados ou mesmo uma fossa de esgoto.

dyeimismachacaz

Quando os ovos eclodem cerca de um dia mais tarde, as larvas se libertam a partir do fundo dos ovos, nadando diretamente para dentro da água.

dyeimismachacaz

Todos os estágios da larvas ocorrem dentro da água e essas larvas alimentam-se de matéria orgânica e plantas que conduzem ao aumento do tamanho dos estágios sucessivos.

dyeimismachacaz

As larvas do sexto estágio evoluem para pupa, no formulário de uma vírgula. A pupa cessa da alimentação via nutrição e termina sua metamorfose como um adulto após um dia ou dois.



Fontes: Culex/Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário