sábado, 24 de setembro de 2016





Pneus que andam de lado podem ser instalados em qualquer carro

dyeimismachacaz

O inventor canadense William Liddiard criou pneus que permitem ao Toyota Echo dele mover-se em qualquer direção, girar 360 graus e se encaixar em uma vaga de estacionamento.

Não há informações ou detalhes sobre a tecnologia por trás dos pneus, mas outras rodas omnidirecionais funcionam com pequenos discos ao redor da borda externa, permitindo que ela deslize para os lados, bem como para a frente e para trás.

Rodas omnidirecionais não são novidade: você pode encontrá-las em empilhadeiras que precisam manobrar em armazéns lotados, por exemplo. Mas estes pneus omnidirecionais podem ser instalados em qualquer carro, e não precisam de um veículo especificamente feito para eles, afirma Liddiard.

dyeimismachacaz

Na descrição do vídeo, ele diz que os pneus foram projetados para ser usados em todas as condições de tempo e de estrada - mesmo sem os sulcos que aumentam a aderência da borracha ao asfalto.

Ele adverte, no entanto, que estes pneus são apenas uma prova de conceito, e está à procura de uma empresa que queira licenciar a tecnologia ou fazer ou fazer parceria para lançá-la no mercado. Liddiard solicitou patente para esta invenção em vários países.

Como estes pneus não podem ser usados em todo e qualquer carro, talves eles tenham aplicações de nicho. Liddiard diz ver potencial em áreas como movimentação de materiais, robótica móvel, mobilidade pessoal e carros autônomos.

No vídeo abaixo, que foi acelerado, os pneus recebem torque com intensidade de 32.500 newtons-metro, mas Liddiard diz que o carro não precisa de tudo isso.

Confira:


[YouTube via Waowtech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário