segunda-feira, 14 de novembro de 2016







Artista cria incríveis esculturas dinâmicas movidas pela energia do vento

dyeimismachacaz
O artista e escultor holandês "Theo Jansen" está impressionando o mundo com seus animais de praia (esculturas cinéticas). A sua obra é especialmente conhecida pelos trabalhos de grandes dimensões que se assemelham a esqueletos de animais e que são capazes de caminhar utilizando o vento como fonte de energia.

dyeimismachacaz



















Após seus estudos de Física, Jansen começou sua carreira como pintor, nos anos 70. Mais tarde, ele despertou seu interesse por outras áreas como Aeronáutica e Robótica. Este interesse o levou a conceber, através de sistemas operacionais computacionais, a série "Strandbeest", composta por organismos vivos e autônomos, o que lhe valeu um reconhecimento internacional.
dyeimismachacaz

As obras de Jansen é uma mistura de arte e engenharia; em um comercial de televisão, Jansen afirmou que "as fronteiras entre arte e engenharia existem apenas em sua mente". Existem diversos vídeos no Youtube mostrando nitidamente suas fantásticas esculturas.

dyeimismachacaz



















Jansen dedica-se a criar vida artificial através de algoritmos genéticos, que simulam a evolução dentro de seu código. Algoritmos genéticos podem ser modificados para resolverem uma variedade de problemas. 

dyeimismachacaz
Suas criações possuem cérebros primitivos, baseados em contagem binária, que são utilizados para localizar sua posição na praia. Seus "animais de praia" necessitam localizar-se para ficarem longe de seus principais perigos: o oceano, o fim da praia e principalmente tempestades.

dyeimismachacaz
Segundo sua página:

Há cerca de 10 anos, Jansen cria um novo tipo de natureza. Nem pólen nem semente, mas tubos amarelos são utilizados como material básico dessa nova natureza. Ele constrói esqueletos capazes de caminhar com a ajuda do vento. Ele sonha, em um futuro próximo, soltar suas criações na praia para que possam viver suas próprias vidas.



Mais informações: Strandbeest

Nenhum comentário:

Postar um comentário